Operação

Brinquedos falsos são apreendidos na véspera do 'Dia das Crianças'

A ação da Polícia Civil aconteceu na Zona Norte do Rio

Estabelecimentos vistoriados ficam no conhecido Mercadão de Madureira
Estabelecimentos vistoriados ficam no conhecido Mercadão de Madureira |  Foto: Reprodução

A Polícia Civil realizou uma operação, na manhã desta quarta-feira (11), com o objetivo de reprimir a comercialização de brinquedos falsificados e desprovidos de certificação, no Mercadão de Madureira, na Zona Norte do Rio. A ação aconteceu na véspera do ''Dia das Crianças'', época em que esse tipo de atividade costuma se intensificar.

Segundo a Polícia, a operação resultou na inspeção de diversos estabelecimentos, levando à apreensão de uma considerável quantidade de brinquedos, todos apresentando claros indícios de falsificação de marcas e ausência do selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia  (Inmetro).

"A utilização de brinquedos sem a devida certificação representa um risco potencial à integridade física e à saúde das crianças", destacou a corporação. 

Os responsáveis pelos estabelecimentos fiscalizados foram conduzidos à sede da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), onde serão submetidos a interrogatório e prestarão esclarecimentos sobre a origem dos produtos comercializados. Eles serão alvo de acusações que englobam crimes contra a propriedade industrial, delitos contra as relações de consumo e quaisquer outras infrações que venham a emergir no curso das investigações.

< Presos do Rio podem ser transferidos para cadeias federais O barulho por trás do fenômeno Som da Liberdade <